MOSAICO DE FAMILIA

MOSAICO DE FAMÍLIA

 

Mosaico é uma mistura de pequenas partes dando um colorido ou aparência a um desenho engendrado.

 

Já família é a célula que dá sustentação a um grupo de pessoas consanguíneas ou amparadas em lei.

 

Ela sempre existiu em todas as sociedades e vários modelos foram-se criando e se modificando através dos tempos—nos diz o sociólogo Jackson C.Buonocore.

 

Porém—completa—ao analisar a família não se pode pensar somente no modelo do núcleo patriarcal, pois ela vem apresentando novas facetas e experiências vivenciadas pela sociedade nas últimas décadas.

 

Hoje elas se compõem e se constituem em casais sem filhos, o que não caracterizaria a função familiar propriamente dita.

 

Também vemos três gerações sob o mesmo teto, num mosaico familiar enorme.

 

Também é normal assistirmos mãe ou pai educando e vivendo com os filhos, sem a caracterização da célula perfeita familiar.

 

Filhos que saem de casa para morar com amigos, com tios, com avós, irmãos ou até sós, fugindo ou afastando-se da família.

 

Nesse novo cenário cresce o numero de casais homo afetivos, inclusive adotando ou assumindo filhos do parceiro (a). Formando uma nova família, quiçá fora dos padrões antigos.

 

Essa relação é própria do Estado laico, com igualdade de tratamento de todos os envolvidos, visto que as relações estão associadas entre afeto e cumplicidade, envolvendo o mesmo sexo e ainda sob a proteção do Estado.

 

Nada disso evita as desavenças, rixas, pendengas judiciais, adultérios, abandono e negligência, onde se reproduzem na violência doméstica e na imaturidade das idades e cultura dos envolvidos, que ficam escondidas ou escancaradas neste mosaico familiar dos novos tempos e que amparados por lei, nos faz fechar os olhos e aceitar pacificamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *